Quando a empresa pode dar advertência ao funcionário?

Modelo de ação disciplinar dos funcionários

Você pode emitir um único “primeiro e último” aviso escrito se a má conduta ou o desempenho insuficiente for suficientemente sério. Explique que não melhorar pode levar à demissão. A “séria o suficiente” inclui se é provável ou causou sérios danos à própria organização.

Com uma má conduta grave, você pode demitir o funcionário imediatamente, desde que siga um procedimento justo. Você deve investigar o incidente e dar ao funcionário uma chance de responder antes de decidir despedi-lo.

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Modelo de aviso por escrito

Madeleine Burry escreve sobre carreiras e procura de emprego para The Balance Careers. Ela cobre tópicos sobre mudanças de carreira, busca de emprego e retorno da licença maternidade, e escreve para The Balance Careers desde 2014.

Quando você receber um aviso no trabalho – seja verbal ou escrito – você deve levá-lo muito a sério. Uma advertência é um sinal de que seu supervisor está profundamente descontente com seu trabalho (ou, às vezes, com sua atitude).

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Normalmente, as advertências são feitas por catraca. Primeiro, seu chefe pode informalmente dizer-lhe que há um problema. O próximo passo é uma advertência verbal ou escrita, ambas documentadas. Esta é uma ação mais formal e pode envolver recursos humanos. Se o comportamento não for abordado, a rescisão do contrato de trabalho é normalmente o próximo passo após as advertências verbais e/ou escritas.

Muitas pessoas trabalham sob “um emprego por vontade própria”, o que significa que são livres para se demitir a qualquer momento. Isso também significa que a empresa pode rescindir o contrato de trabalho por qualquer motivo. Ainda assim, mesmo quando as empresas têm a liberdade de rescindir um funcionário sem fornecer um motivo, poucas optam por fazê-lo. Por um lado, as empresas podem potencialmente se abrir a uma ação judicial se um funcionário acreditar que houve discriminação por trás da rescisão. E, talvez igualmente importante, o moral em toda uma empresa pode sofrer se as pessoas forem demitidas sem motivo.

Política disciplinar para as pequenas empresas

Uma advertência verbal é essencialmente quando um empregador informa verbalmente um empregado que, caso seu trabalho, comportamento ou ações dentro do local de trabalho não mudem ou melhorem, o empregado pode enfrentar outras sanções. Entretanto, há dois tipos de advertência verbal: informal e formal.

Normalmente, uma advertência verbal informal nada mais é do que uma conversa tranqüila entre o funcionário e seu gerente de linha, numa tentativa de resolver rápida e amigavelmente uma questão relativamente menor de má conduta ou desempenho insatisfatório, sem recorrer a procedimentos disciplinares formais.

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Dito isto, nos casos em que procedimentos formais são considerados necessários, incluindo uma investigação e audiência disciplinar, um empregador ainda pode optar por emitir uma advertência verbal, embora formalmente, como um meio adequado e proporcional de ação disciplinar em resposta a qualquer constatação feita.

Caso um empregador tenha decidido emitir uma advertência verbal, a maneira pela qual isto deve ser feito dependerá muito se o assunto está sendo abordado informalmente, onde a advertência está sendo tratada como não registrada, ou se a advertência representa uma sanção disciplinar formal.

Aviso por escrito para o funcionário

Estar em uma posição gerencial significa que ocasionalmente você terá que emitir um aviso verbal a um funcionário que não atenda às suas expectativas. A aplicação de medidas disciplinares toma a prática para corrigir problemas ou comportamentos dos funcionários de forma eficaz, mas é necessário garantir um desempenho de alta qualidade dos funcionários. Explore informações e dicas sobre como emitir uma advertência verbal no trabalho para melhorar sua confiança e obter resultados positivos.     Navegação rápida:

Os avisos verbais no local de trabalho são usados para disciplinar os funcionários que tenham violado uma ou mais políticas de sua empresa ou que tenham demonstrado conduta inaceitável no local de trabalho. Estas situações exigem ação imediata e correspondência para que o funcionário saiba que seu comportamento ou desempenho não está de acordo com os padrões da empresa. Geralmente é o primeiro passo no processo disciplinar e dá ao funcionário uma chance de melhorar seu desempenho ou comportamento antes que uma ação mais severa ocorra.

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Sempre discuta questões com os funcionários em um escritório/sala privada ou chamada de vídeo (se sua empresa for remota). Informe a eles a razão geral pela qual você precisa se reunir antes de trazê-los para a sala. Outros funcionários não devem ser envolvidos no assunto. Entretanto, você pode incluir outro supervisor como testemunha que possa recontar o que foi discutido na reunião. Você também pode permitir que o funcionário traga um colega de trabalho ou alguém para apoio se ele quiser.

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